Pela primeira vez desde que se estabeleceu no Brasil, o FSC lança grande aporte em campanha publicitária
O FSC, ou Conselho de Manejo Florestal, em
português, é uma ONG internacional, que há mais de 20 anos promove o manejo
florestal responsável ao redor do mundo por meio de um rigoroso sistema de boas
práticas. Você fatalmente já viu por ai a árvore verde que identifica a marca,
mas talvez não imagine o tanto de história que tem por trás dela. “E para
contar tudo isso, já temos, inclusive, uma campanha maior em fase de captação
de recursos”, diz Aline Tristão, diretora executiva do FSC Brasil. “Este é só o
começo de uma longa e imprescindível conversa”, comenta. E, por fora, o papo
rola também nas redes sociais.
Entre as empresas do setor florestal, a
certificação FSC já é bastante conhecida. Para se ter uma ideia, dos quase 8
milhões de hectares de florestas plantadas no Brasil, mais de 5 milhões são
certificados FSC. Mais de 90% dos fabricantes de papel e celulose que atuam no
país apresentam certificação. Só que entre os consumidores finais, a marca
ainda é uma incógnita.
Mas a
partir de agora, deixará de ser. "O objetivo da comunicação é mostrar que
você pode usar o selo FSC como uma ferramenta para agir verde”, diz Willer
Velloso, diretor de planejamento da Giacometti, agência responsável pela
campanha. Ao comprar um produto certificado FSC, tem-se a certeza, por exemplo,
de que não houve desmatamento ilegal nem uso de trabalho escravo ou infantil;
que o solo e a água não foram contaminados e que as comunidades do entorno
foram respeitadas. “Quando as pessoas se dão conta disso, o selo passa a ter
significado e importância e esse é um diferencial estratégico que agrega valor
às marcas certificadas", completa o publicitário.
Pode não
parecer, mas produtos de origem florestal estão muito presentes no nosso dia a
dia. São embalagens, jornais, revistas, lápis, móveis, objetos de decoração,
pisos, alimentos, palha, cosméticos e até roupas. É preciso, cada vez mais,
valorizar as qualidades ambientais e sociais de quem as têm. É comum alguém
pagar mais por um carro com airbag lateral, mas nem tanto quando se trata de
uma mesa de madeira certificada. E isso precisa mudar.
Para mais informações sobre o FSC, acesse:https://br.fsc.org/
Mas a partir de agora, deixará de ser. "O objetivo da comunicação é mostrar que você pode usar o selo FSC como uma ferramenta para agir verde”, diz Willer Velloso, diretor de planejamento da Giacometti, agência responsável pela campanha. Ao comprar um produto certificado FSC, tem-se a certeza, por exemplo, de que não houve desmatamento ilegal nem uso de trabalho escravo ou infantil; que o solo e a água não foram contaminados e que as comunidades do entorno foram respeitadas. “Quando as pessoas se dão conta disso, o selo passa a ter significado e importância e esse é um diferencial estratégico que agrega valor às marcas certificadas", completa o publicitário.
Pode não parecer, mas produtos de origem florestal estão muito presentes no nosso dia a dia. São embalagens, jornais, revistas, lápis, móveis, objetos de decoração, pisos, alimentos, palha, cosméticos e até roupas. É preciso, cada vez mais, valorizar as qualidades ambientais e sociais de quem as têm. É comum alguém pagar mais por um carro com airbag lateral, mas nem tanto quando se trata de uma mesa de madeira certificada. E isso precisa mudar.
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