Por | Editorial Central Florestal - Divulgação Científica

O célebre verde das folhas em determinadas épocas do ano (outono) dá lugar a uma diversidade de cores, entre tonalidades amarelas, vermelhas, marrons. Mas, porque isso acontece? É o que discutiremos nessa matéria especial.


Com a chegada do outono, as folhas das árvores mudam sua cor. O verde que domina durante quase todo o ano dá lugar a tons mais amarelados e vermelhos. Essas folhas logo em seguida se desprendem, formando pequenos tapetes de folhas ao redor das árvores. Esse ciclo das estações prepara as árvores para o frio do inverno.

Como acontece com a maioria dos fenômenos da natureza, há uma explicação científica completa para a ‘magia’ da mudança de cores no outono, sobretudo nas regiões florestais temperadas do mundo.

A mudança na cor das folhas tem uma explicação simples. Ela está diretamente relacionada com dois fatores: (1) os pigmentos naturais existentes nas folhas e (2) as mudanças trazidas por esta estação do ano, com dias mais curtos, frios e menor intensidade solar.

Apesar de todo o conhecimento científico sobre a fisiologia envolvida na mudança das cores da folhagem das árvores, também existem outras hipóteses sobre a função não fisiológica destas mudanças, tal como apresentado em um clássico artigo científico publicado na revista Botanical Review em 2007 (Clique sobre o título para acessar o artigo completo: “What DoRed and Yellow Autumn Leaves Signal?”). Os autores Lev-Yadun e Gould, de universidades em Israel e Nova Zelândia, trataram sobre a hipótese de que essas funções são comunicativas, ou seja, as cores podem estar sinalizando que as árvores têm frutos maduros para o consumo animal, de modo a auxiliar na dispersão das sementes. Tais mudanças de cores seria, eventualmente, um alerta aos predadores em longas distâncias.

A fotossíntese produz folhas verdes

A presença da clorofila, o pigmento natural mais abundante nas plantas, que lhes dá a cor verde durante todo o ano, requer energia solar abundante, portanto com as mudanças na temperatura e na duração dos dias durante o outono, a produção deste pigmento natural diminui e o verde desaparece.


Você pode também gostar de ler: Por que as folhas das árvores são verdes? http://www.centralflorestal.com.br/2019/07/por-que-as-folhas-das-arvores-sao-verdes.html

 

Quando uma folha perde a cor verde, ela também perde muito da sua eficiência fotossintética, mas mesmo assim, é importante que ela permaneça ligada ao vegetal. É um tempo necessário para substâncias orgânicas presentes nas folhas sejam degradas e seus produtos transportados para outras partes dos vegetais, para serem usadas durante o inverno, ou mesmo, armazenadas para serem utilizadas na primavera para o crescimento vegetal e produção de novas folhas. Retardar a queda foliar, por exemplo, permite degradar a maior parte das proteínas presentes nas folhas em aminoácidos e os deslocarem para outras partes do vegetal.

Folha verde (no canto superior esquerdo) continuando a produzir clorofila durante a estação de crescimento. Quando a produção de clorofila para no outono, os carotenóides amarelos nesta folha amarela (no centro) tornam-se visíveis. Uma folha avermelhada (à direita) crescendo sob a luz do sol desenvolve tons vermelhos vívidos em partes da folha expostas à luz do sol forte, como resultado das antocianinas. As superfícies das folhas sombreadas permanecem amarelas. Efeitos de geadas, por exemplo, convertem folhas (embaixo, à esquerda) de um breve amarelo outonal para marrom, à medida que os tecidos da folha sucumbem à necrose. (Foto – Reprodução de: http://csuhort.blogspot.com/2013/10/the-science-behind-autumn-leaf-colors.html)

Além da clorofila existem outros pigmentos naturais, como os carotenoides, também estes bastante comuns na natureza. Os carotenoides são os responsáveis pelos tons amarelos e acastanhados, embora existam nas folhas o ano todo. Na primavera e verão, a abundância da clorofila – verde – impede-os de sobressair. Mas tudo é diferente nas folhas de outono, assim que o teor de clorofila começa a diminuir é que conseguimos notar o amarelo.

Outro dos pigmentos naturais também presentes nas folhas de algumas plantas são as antocianinas, responsáveis pelos tons vermelhos e até roxos que algumas árvores apresentam.

As antocianinas não existem em todas as plantas e, mesmo naquelas em que se concentram, não são produzidas durante o ano todo. A sua produção nas células da folha depende de um conjunto complexo de fatores, como a decomposição dos açúcares, a proteção da luz solar em excesso e a captação dos últimos nutrientes antes da queda das folhas (no outono).

Estes pigmentos naturais não existem apenas nas folhas das árvores. A clorofila está presente em musgos e em certas algas, por exemplo. Os caratenoides são responsáveis pela cor laranja das cenouras ou pelo amarelo da gema de ovo. E as antocianinas dão cor a uvas, framboesas e beringelas.

 

Por que as cores não são de outra cor, como o rosa, azul, branca ou até mesmo preta?

O motivo principal está relacionado a cada um dos pigmentos associados a estas cores específicas: verde, amarelo, laranja e vermelho. Tudo está relacionado com um processo químico e com a teoria das cores: “as moléculas de clorofila absorvem a luz do sol na região do vermelho e do azul e, portanto, a luz refletida pelas folhas tem falta destes dois tons”.

As cores com que vemos os objetos vão depender da radiação que é absorvida, sendo que os olhos e o cérebro humanos só percebem as cores refletidas.

A mudança de cor das folhas das espécies caducifólias – e a consequente queda – representa, assim, uma mudança fisiológica, em que a árvore antecipa o período mais difícil de inverno, durante o qual terá menos energia para fazer a fotossíntese e em que começa a poupar recursos essenciais.

Um resumo ilustrativo do tema




Com informações de:

https://harvardforest.fas.harvard.edu/leaves/process

https://www.nationalgeographic.com/travel/article/why-leaves-change-color

https://florestas.pt/descobrir/folhas-de-outono-porque-mudam-de-cor/

https://www.nerdcursos.com.br/single-post/2019/08/15/por-que-as-folhas-mudam-de-cor-e-caem-no-outono

https://allthatsinteresting.com/why-leaves-change-color

https://daily.jstor.org/falling-autumns-colors/

https://www.jstor.org/stable/27571196?mag=falling-autumns-colors&seq=1#metadata_info_tab_contents

 

 

2 Comentários

  1. Interessante, parabéns pela publicação, vocês sempre com matérias maravilhosas

    ResponderExcluir
  2. Ótima postagem!O post Por que as folhas das árvores mudam de cor? vai me ajudar na escrita de um artigo que estou publicando no meu blog. vlw!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem