Obra foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná

Os autores disponibilizaram a primeira versão do livro intitulado: “Introdução o R: Aplicações Florestais”. Dentre outros motivos, o livro nasceu essencialmente do sentimento de aproximar a linguagem R dos discentes de graduação em Engenharia Florestal. Nesse sentido, a ideia foi a elaboração de uma obra didática, buscando o máximo de clareza e concisão no que diz respeito as implementações de códigos e explicação de suas funcionalidades. 

Desta forma, é uma obra mais inclinada ao “mundo florestal” e, portanto, acredita-se ter um grande potencial de facilitar o processo de ensino-aprendizagem da linguagem R na academia, não deixando, porém, de alcançar com satisfatoriedade quaisquer usuários interessados. Nessa primeira edição do livro, a proposta foi desenvolver uma abordagem mais introdutória, proporcionando um conhecimento básico e essencial para quem deseja utilizar a linguagem. 

Em um segundo momento, são apresentados alguns exemplos de aplicações na área florestal (regressão linear, amostragem aleatória simples, análise de estrutura horizontal, etc.). De certo, qualquer aplicação florestal é possível de ser implementa na linguagem R. Em futuras edições serão abordadas novas implementações e possivelmente faremos melhorias na abordagem atual. Para fazer o download do livro, clique no link abaixo:




6 Comentários

  1. Não existe o arquivo (livro) para baixar no Google Drive. Atualizar por favor.

    ResponderExcluir
  2. https://es.slideshare.net/DennisBernardi/introduao-ao-r-aplicacoes-florestais

    ResponderExcluir
  3. Segue link atualizado para download:
    https://mega.nz/#!xFBx0IAB!UFkxyMwE0Zrisaepd3KnWafplV76p3mZ3U1BP70PhYk

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal,
    Segue o link corrigido:

    https://github.com/anacorte/LIVRO_R_APLICACOES_FLORESTAIS/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem