Ads Top

O Primeiro Engenheiro Florestal do Brasil

Central Florestal homenageia Hércio Pereira Ladeira pelo pioneirismo na Engenharia Florestal brasileira

   A Engenharia Florestal é uma profissão que remonta ao século XIX na Europa e Estados Unidos, ao início do século XX em alguns países da América Latina (México, Venezuela), e bem mais recentemente, a década de 60, no Brasil. Três importantes obras, que relatam a Historia da Engenharia Florestal Brasileira, foram lançadas neste período: “Quatro Décadas de Engenharia Florestal no Brasil”, por Hércio Pereira Ladeira; “A Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná: História e Evolução da Primeira do Brasil”, por José Henrique Pedrosa Macedo e Sebastião do Amaral Machado; e “Retrospectivas de minha vida funcional: uma contribuição a memória florestal brasileira”, por David de Azambuja. 
    Neste mês de julho, em que comemora-se o Dia do Engenheiro Florestal, não poderíamos deixar de homenagear o primeiro Eng. Florestal do Brasil. Hércio Pereira Ladeira, pelo pioneirismo e pela sua contribuição profissional dada a carreira, pela atuação que muito lapidou a construção de uma Engenharia Florestal cada dia mais consolidada e fortalecida. Hércio sempre estará presente na lembrança e gratidão de cada novo Engenheiro Florestal formado por todo o Brasil.
     Hércio Pereira Ladeira, nasceu em 1942, na cidade de Cajuri, Minas gerais, em 1964, foi o primeiro Engenheiro Florestal a colar grau no País, pela Escola Nacional de Florestas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde formou-se a primeira turma de Engenheiros Florestais. Na época formando, o mesmo realizou o juramento da turma, por ter tido o melhor rendimento acadêmico no quinto ano, segundo as normas da UFPR, sendo, portanto o primeiro engenheiro florestal a colar grau no país.

Juramento realizado por Hércio Ladeira:

"Prometo, no exercício da profissão de Engenheiro Florestal, cumprir com honra e dignidade os meus deveres de técnico e cidadão, fazendo, o quanto em mim couber, pelo engrandecimento moral e prosperidade do País" 

1ª Colação de grau e respectivamente primeiro Eng. Florestal
Brasil, Hércio Pereira Ladeira.
    Hércio, concluiu em 1971, o curso de Mestrado em Economia Rural na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 1977 concluiu Doutorado na Albert-Ludwings Universitat, Feiburg, Alemanha. Ladeira ingressou como Auxiliar de Ensino na Escola Superior de Florestas da UFV em 1966, aposentando-se em 1993 como Professor titular, atuando por 30 anos nesta Instituição. 
     Em 1978, foi Diretor pro tempore da Escola Superior de Florestas, e de outubro desse ano a outubro de 1982, foi Chefe do Departamento de Engenharia Florestal e Diretor Administrativo da Sociedade de Investigações Florestais (SIF). Publicou dezenas de trabalhos em sua área de atuação e orientou vários estudantes de pós-graduação em Ciência Florestal, em nível de mestrado e doutorado.
   Nas ocasiões da vida em que paramos para olhar, reconhecidos e com admiração as figuras que nos habituamos a situar nos contextos da ciência, da profissão, da classe, é que desta forma, prestamos esta homenagem ao cientista, ao professor, ao profissional, que saberes e histórias deves ter para nos contar sobre a Engenharia Florestal no Brasil.
    Hércio Ladeira, ainda nos honra com sua presença. Vive em Minas Gerais, onde desfruta do seu direito adquirido de gozar a vida e vivê-la bem, em companhia dos seus entes queridos.

Por Luciano França - Central Florestal

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.