Estudos da FAO indicam que cerca de 28% das terras do Brasil encontram-se em algum grau de degradação 



A recuperação de áreas degradadas está intimamente ligada à ciência da restauração ecológica. Restauração ecológica consiste em um o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído. Um ecossistema é considerado recuperado – e restaurado – quando contém recursos bióticos e abióticos suficientes para continuar seu desenvolvimento sem auxílio ou subsídios adicionais.
A recuperação de áreas degradadas tem por objetivo fornecer ao ambiente degradado, condições favoráveis a reestruturação da biodiversidade em ambiente que não tem condições físicas, químicas e/ou biológicas de  regenerar-se por conta própria. Através de intervenções no terreno, tais como a construção de terraços, banquetas, etc., ou ainda, da implantação de espécies vegetais, podemos conduzir a recuperação de uma área degradada.
No Brasil, a partir da década de 1980, iniciou-se uma frente de reação ao processo de degradação ambiental, cujo foco é a restauração dos ecossistemas já degradados (MARTINS, 2010; MARTINS et al., 2012).

Mas...o que é de fato uma Área Degradada?

“Área degradada é aquela que sofreu, em algum grau, perturbações em sua integridade, sejam elas de natureza física, química ou biológica”. Além desse conceito a Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, em seu art. 2º, distingue, para seus fins, um ecossistema “recuperado” de um “restaurado”, da seguinte forma:

Art. 2º Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
[...]
XIII - recuperação: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original;
XIV - restauração: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original;


      No planejamento de recuperação de um solo degradado, existem inúmeros desafios a serem alcançados e multiplas estratégias de intervenção. 
       Para entender melhor sobre o assunto, preparamos para vocês um E-book informativo, dinâmico e agradável para que você possa compartilhar com seus colegas e interessados na recuperação de áreas degradas. Afinal de contas, precisamos recuperar muitas florestas! Clique abaixo e faça já o download do seu e-book.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem