Central Florestal analisou a engrenagem e explica pra você o significado


 Desde a criação do curso de Engenharia Florestal na Alemanha e França, primeiros países a ensinarem a Ciência Florestal em nível universitários, é que existe esse simbolo.  Mas você já parou para pensar o que ele significa?
    Pois bem, muitos não sabem, mas esse simbolo no interior da engrenagem, chama-se fi (φ) uma letra grega equivalente ao F do nosso alfabeto. Esse é o símbolo adotado pela Engenharia Florestal desde o século XIX. 
     Mas por que esse símbolo? Dois foram os motivos, o primeiro a letra F de Floresta, forts em alemão e forêt em francês, como já citado esses foram os pioneiros no ocidente a ensinarem a Engenharia Florestal.
Simbolo oficial da Eng. Florestal.
   Agora, uma outra informação interessante: o fi é adotado para identificar a Sequência de Fibonacci, uma equação matemática encontrada na disposição de elementos nos vegetais, tais como disposição das sementes no girassol ou a disposição da inserção dos ramos ou pétalas em diversas famílias botânicas, formando estruturas de grande impressão visual.
    E por fim, a engrenagem quando analisada em seu contexto geral, faz referencia à Engenharia, e posteriormente ao Sistema CREA/CONFEA.

Então Floresteiros, o que acharam da informação? 
Alguma dúvida, sugestão ou acréscimo a esta matéria, deixe seu comentário abaixo.




3 Comentários

  1. Na internet há vários símbolos com diversas variações e cores diferentes, mas qual é o símbolo oficial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro Leitor (a),

      Os símbolos encontrados na internet em duas diversas cores e organização, são nada mais que uma variação da simbologia original.

      Logo, para ser oficial deve apresentar a letra grega φ, e a engrenagem.

      Atenciosamente

      Excluir
  2. Não há um símbolo oficial para as diversas variedades de engenharia no Brasil ou no mundo. Encontram-se diversas variedades de cores e símbolos para cada uma das engenharias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem