Conheça um pouco da realização do evento, já tradicional na região.

Cartaz da segunda edição do evento em 2002
A Semana de Integração das Ciências Agrárias- SICA, foi criada em 2000 e coordenada até o ano de 2003 pelos alunos do curso de Licenciatura Plena em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Pará – UFPA/Campus Universitário de Altamira, que sentiram a necessidade de integrar a universidade, seus alunos, professores e a comunidade em geral (produtores rurais, sindicatos, associações, cooperativas e instituições públicas e privadas), envolvida no processo de discussão a cerca da dinâmica de desenvolvimento do território da Transamazônica e Xingu.
No ano de 2004, quando já não havia mais turmas de Licenciatura Plena em Ciências Agrárias, a Semana de Integração das Ciências Agrárias passou então a ser coordenada a partir da IV SICA pelos alunos do Curso de Engenharia Agronômica, criado no ano de 2001 em Altamira. Com a criação do Curso de Engenharia Florestal, os discentes do curso passaram então a integrar a coordenação do evento a partir da IX edição da SICA.  Atualmente, o evento é coordenado pelos discentes dos cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal da Universidade Federal do Pará – UFPA/Campus Universitário de Altamira.
Figura 2: Coordenação da 15ª SICA
No decorrer da Semana de Integração das Ciências Agrárias são executadas estratégias que visam aperfeiçoar ações transformadoras por meio de metodologias educativas e participativas, integradas às dinâmicas locais. A integração que ocorre durante o evento, configura-se de extrema importância para o processo de desenvolvimento da Amazônia, tendo em vista que possibilita e fortalece a capacidade de inserção de todos os atores sociais (estudantes, professores, pesquisadores, extensionistas e agricultores) como protagonistas dos processos de desenvolvimento rural, promovendo assim a valorização do conhecimento potencializando a sustentabilidade econômica e socioambiental da região.
Assista o vídeo institucional da SICA:


Inscrições: As inscrições da 15ª SICA – Semana de Integração das Ciências Agrárias (UFPA) devem ser realizadas no website do evento

Contato: Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: sica_ufpa@hotmail.com Ou telefone: (93) 99126-7477

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem