A obra foi elaborada para apoiar estudantes em seus estudos remotos e ficará à disposição da comunidade


Professores, pesquisadores e discentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade de Maryland (UMD) e Universidade da Flórida (UF), lançaram, nesta quarta-feira (21), o livro gratuito “Explorando o QGIS 3.X”.

Liderado pela Dra. Ana Paula Dalla Corte, do departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a obra apresentada em formato PDF, apresenta 396 páginas e está disponível online e gratuitamente. Com uma linguagem simples, a publicação apresenta tutoriais sobre como manipular dados geográficos no software QGIS. O QGIS é um software de sistema de informação geográfica (SIG) livre (segundo a Licença Pública Geral GNU) e de código aberto. Além disso, o livro apresentar aplicações para temáticas importantes em ciências florestais e ambientais, tais como delimitação de áreas para planejamento de inventários florestais e análises de fragilidade ambiental. Todas as informações são complementadas com ilustrações.

As informações georreferenciadas são muito úteis nas avaliações ambientais e florestais. Os técnicos e engenheiros, que se dedicam a essas avalições, têm sido demandados para uso e manipulação dessas informações em seus estudos, laudos e pareceres. Nem todos têm facilidade e familiaridade com o uso dessas ferramentas de modo a aprimorar suas análises e, assim, possibilitar uma melhor compressão do território estudado. Em contraponto, existe uma grande quantidade de informações espaciais disponíveis, bem como, software e técnicas possíveis de serem aplicadas para subsídio de um melhor entendimento dos cenários avaliados. Para baixar o livro clique na imagem abaixo.




Por | Central Florestal, publicado em 21/10/20

6 Comentários

  1. o link de download não ta funcionando

    ResponderExcluir
  2. conteúdo não disponível para baixar..

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal.

    O link já foi corrigido.
    O livro está disponível para download.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal, gostaria de parabenizar os autores do livro, muito bom. Solicito o possível acesso aos dados para utilização no aprendizado.
    Saudações.
    Luís Nery

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem