De volta com a segunda parte da série de curiosidades das gigantes do mundo, veja quais são as árvores mais extraordinárias e altas do nosso planeta. Confira abaixo:

Eucalyptus regnans

Eucalyptus regnans é uma espécie de eucalipto, nativa do sudeste da Austrália, na Tasmânia. Historicamente, é conhecida por atingir alturas de mais de 100 metros, é uma das espécies de árvores mais alta do mundo. Foi descrita inicialmente pelo botânico Ferdinand von Mueller em 1871. Possui crescimento médio muito rápido, mais de 1 metro por ano.

É a mais alta de todas as plantas com flores, em seu habitat, ocorre em local fresco, solo profundo, a partir do nível do mar e em áreas montanhosas (1.000 metros altitude), com altas precipitações de mais de 1.200 milímetros por ano  e vive por mais de 400 anos.

Duas árvores de eucalyptus regnana são particularmente famosas por serem as maiores de todas as árvores já medidas pelo homem. Uma é a famosa “ferguson tree”, que morreu há dezenas de anos devido a um incêndio florestal. Ela tinha cerca de 150 metros de altura e 5,5 metros de diâmetro. Outro exemplo é a “robinson tree”, com 143 metros de altura. Atualmente, alguns gigantes entre 80 e 100 metros de altura podem ser encontrados pelo continente australiano.



Tasmanian Blue Gum


Tasmanian Blue Gum (Eucalyptus globulus) é uma árvore alta, em linha reta crescer até 70 metros de altura e 2 metros de diâmetro do tronco em condições favoráveis.

Eucalyptus globulus como uma espécie não é considerada ameaçada, e seu pool genético é diversificada, tanto na sua área de distribuição natural e em termos de 'raças primitivas' que evoluíram localmente nos países onde ela está agora plantada.

As suas flores podem produzir volumes abundantes de néctar resultando em mel fortemente aromatizados. A madeira, que é pálida, dura e resistente, é especialmente valiosa para construções (incluindo cais, pontes e dormentes) e também é usado para postes da cerca. É amplamente plantada para pasta de papel, é uma importante fonte de lenha, e carvão. Ela também é usado para controlar a erosão do solo, por causa de suas raízes em ampla expansão e crescimento rápido.


Teixo

Taxus baccata L., conhecida pelo nome comum de Teixo, é uma espécie de gimnospérmicas arborescentes da família das taxáceas. A espécie tem distribuição natural nas regiões ocidental, central e sul da Europa, noroeste da África, norte do Irão e sudoeste da Ásia. Ocorre de forma espontânea nas terras altas de Portugal, podendo no entanto ser também cultivada. As folhas são venenosas, podendo ser fatais se ingeridas em grande quantidade. Sua altura pode atingir os 25 m de altura

CURIOSIDADE
A árvore do mundo para os antigos vikings era concebida de maneira um tanto surreal. Seu nome era "Yggdrasil".

O significado desta palavra ainda é misterioso e há diversas teorias a respeito. Uma delas, e a mais aceita, é que Yggdrasil significa "forca", o que remete à lenda do deus nórdico, Odin, que ficou pendurado na árvore por nove dias e nove noites para descobrir o segredo das Runas.

Esta árvore é representada como um mitológico teixo gigante que suporta o Universo habitado por deuses, homens e seres fantásticos.
  

Carvalho

É uma árvore de grande porte, que atinge 30 a 40 metros de altura e que tem um tempo de vida entre 500 e 1000 anos. Esta espécie possui copa redonda e extensa em árvores adultas, e contorno oval piramidal em indivíduos jovens. O tronco do carvalho é forte, direito e alto, a partir do qual partem ramos vigorosos ao acaso. O tronco possui também uma casca (ritidoma) lisa e acinzentada, quando nova, ou grossa, castanha e escamosa em árvores adultas.

Por incrível que pareça, quanto mais ele se sujeita às intempéries, mais fortalecido ele sai delas, pois suas raízes se aprofundam ao solo a cada tempestade, seu tronco se revigora, e a possibilidade dele ser extraído do solo pelos temporais diminui drasticamente, até se tornar nula. O carvalho se embebe de todas as consequências dos temporais e, assim, adquirem um aspecto desproporcional, exatamente como um ser que tivesse realizado um grande esforço ao longo de sua constituição. Chega mesmo a parecer entristecido.

Ei, não se esqueça de ler a Parte 01, clique aqui e conheça mais árvores gigantes.


O que achou dessa matéria? Deixe seu comentário e ajude-nos a torna-la ainda melhor. Se ficou curioso de onde está a parte 01 dessa matéria acesse o link abaixo e veja as mais incríveis árvores do mundo!


Comentários

أحدث أقدم