Foto - reprodução Ibá.  

Já está no ar o Relatório Anual 2022 da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), referente a 2021, desenvolvido em parceria com o IBRE/FGV, que apresenta os indicadores do setor de árvores cultivadas, mostrando a relevância e os impactos desta importante e sustentável cadeia produtiva, seja por seus produtos, pelos investimentos em ações socioambientais nas comunidades ou pelas oportunidades de emprego e renda que gera em regiões distantes de grandes centros. 

O ano de 2021 representou a maior receita do setor em sua história, chegando a R$ 244,6 bilhões. O setor planta, colhe e replanta.  São 9,93 milhões de hectares de áreas para produção no país, ao mesmo tempo o setor conserva outros 6 milhões de hectares de mata natural, uma área maior do que o Estado do Rio de Janeiro. Não há nenhum outro setor produtivo com tamanha área de conservação. 

Florestas plantadas

Em 2021, a área total de árvores plantadas totalizou 9,93 milhões de hectares, um crescimento de 1,9% em relação ao dado revisado de 2020, que era de 9,75 milhões de hectares. Entre as espécies, 75,8% da área é composta pelo cultivo de eucalipto, com 7,53 milhões de hectares; e 19,4% de pinus, com aproximadamente 1,93 milhão de hectares. Além desses cultivos, o setor conta com cerca de 475 mil hectares plantados de outras espécies, entre elas a seringueira, acácia, teca e paricá.


Produtividade das florestas de eucalipto e pinus

O investimento em tecnologia e capacitação profissional, que possibilita avanços nomanejo sustentável dos plantios florestais, controle de doenças e pragas, fertilização do solo, aliados com as condições naturais do Brasil, é fundamental para a melhoria da produtividade nas áreas de cultivo. No Brasil, o potencial produtivo dos plantios de eucalipto é superior ao de outras regiões do mundo. A produtividade média no plantio de eucalipto tem evoluído bastante ao longo dos anos, em 1970 era 10 m³/ há/ano e atualmente é de 38,9 m³/ha/ano em 2021. Já a produtividade de pinus totalizou a 29,7 m³/ha/ano.






Comentários

أحدث أقدم