Maior feira florestal das Américas movimentou o setor florestal nos últimos dias e Central Florestal acompanhou de perto tudo isso


Chegada ao Local
Neste último dia 13 de abril, nossa equipe da Central Florestal, visitou a maior feira do setor florestal da América Latina, a Expoforest 2018, localizado na região de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, especificamente no Horto Florestal Vale Aprazível, no Município de Santa Rita do Passa Quatro (SP), às margens da Rodovia Anhanguera (SP 330) KM-258, a 60 km de distância de Ribeirão Preto (SP).
Com objetivo de cobrir parte das atrações da feira, para compartilhar com seus leitores, mas sobretudo, para estabelecer diálogos e parcerias com empresas e estruturas de comunicação do setor florestal brasileiro.
Assim foi a chegada da Central Florestal, relativamente sobre acesso ao local da feira, a região por inteiro, possui uma excelente infraestrutura, fácil acesso automotivo e também aéreo.  Aliado a estes aspectos, o local da feira conta com uma área de 200 hectares de floresta plantada de eucalipto clonal com 7 anos de idade, pertencente a International Paper.



Nosso percurso dentro da feira foi realizado parte a pé, e em alguns momentos em “trenzinhos” puxados por tratores, especificamente para a transporte dos visitantes. Um roteiro de aproximadamente 8 km, o qual realizamo-lo por completo.
O Brasil é de fato uma referência mundial quando o assunto é floresta plantada, temos sim as condições edafoclimáticas além do ideal, uma ciência genética avançada e tratos culturais em avanço constante.
Segundo o relatório da Ibá 2016, o País possui mais de 7,8 milhões de hectares de florestas plantadas de eucalipto e pinus, as mais produtivas do mundo, que abastecem as indústrias de celulose e papel, de painéis reconstituídos, de siderurgia e de produtos de madeira processada mecanicamente.
Nos últimos anos, o Brasil atraiu investimentos internacionais para o setor, abrindo novas fronteiras florestais e ganhando em escala com o aprimoramento de técnicas, usos de novas tecnologias e investimentos em pesquisas.
A Feira
A feira nasceu dentro deste contexto do setor florestal no ano 2008, quando foi realizada pela primeira vez, de forma exclusivamente estática, em Curitiba (PR). Em 2011, ela alcançou outra proporção tornando-se a única feira florestal dinâmica da América Latina que apresenta tecnologias voltadas à produção de madeira proveniente de florestas plantadas. Com o passar das edições e com o crescimento da feira, ela se tornou, em 2014, a maior feira florestal das Américas.
As duas últimas edições da Expoforest foram realizadas no município de Mogi Guaçu (SP), em áreas de plantio clonal de eucalipto, pertencentes à International Paper. Superando todas as expectativas, colocaram o Brasil em uma posição de destaque mundial.
Esta inovação em eventos florestais da América Latina garantiu aos visitantes a possibilidade de ver máquinas e equipamentos em operação (Postaremos alguns vídeos da área dinâmica!).
Uma experiência única, que proporciona ao visitante a verdadeira sensação extrema da realidade das florestas plantadas no Brasil.
Além das inovações em maquinas e implementos, este ano foi possível perceber-se um avanço demasiado das inovações em tecnologia de informação, sensoriamento remoto e otimização de processos, aplicados ao setor florestal! Com muitas empresas para comercialização de Drones, softwares e novos produtos para coleta de dados em inventário e mensurações diversas.


Compartilharemos com vocês todas as fotos e curtas gravações, na nossa página no facebook, assim fica mais fácil de perceber o que estamos a falar. Acesse e compartilhe! Veja em: https://www.facebook.com/centralflorestal/

* Por Luciano França

Comentários

أحدث أقدم