De acordo com um estudo recente da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, as árvores crescem mais rapidamente nas cidades do que em bosques e zonas rurais. O motivo desse crescimento acelerado são os efeitos das “ilhas de calor”, um fenômeno climático em que a temperatura aumenta nas cidades com suas ruas impermeabilizadas e alto grau de urbanização. A variação pode ser de 3 a 10 graus Celsius.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão ao comparar informações de 1.383 árvores em dez cidades do mundo, eles utilizaram as mesmas espécies tanto na cidade quanto no campo

Com base em análises de anéis de árvores em dez metrópoles em todo o mundo, mostramos que, em geral, as árvores urbanas passaram por um crescimento acelerado desde a década de 1960. Além disso, as árvores urbanas tendem a crescer mais rapidamente do que suas contrapartes nos arredores rurais. Explica o pesquisador Hans Pretzsch, coautor do estudo.
Em entrevista ao site Science Alert ele diz: Embora os efeitos das mudanças climáticas no crescimento das árvores das florestas tenham sido amplamente estudados, há pouca informação disponível até agora sobre a flora urbanas


A metodologia
Em cada cidade, os pesquisadores selecionaram uma espécie comum que ocorreu no centro urbano e no meio rural. O raciocínio por trás desta seleção era obter uma coleção abrangente de espécies que normalmente prosperam sob o respectivo local e condições climáticas, e para obter amostras suficientes de árvores que sofrem e não sofrem com o efeito da ilha do calor urbano. Somente as árvores que não apresentaram sinais visíveis de dano ou doença foram levadas em consideração para amostragem.
De acordo com o estudo, a diferença de tamanho se mostrou mais evidente em árvores de 50 anos (crescimento de cerca de 25%) e menos acentuada (cerca de 20%) em árvores de 100 anos.
Os Resultados
Segundo os pesquisadores as ilhas de calor afetam o crescimento das árvores de duas maneiras:
1 - Aumento da temperatura estimula a fotossíntese. Por outro, prolonga o período de vegetação, estendendo a época do ano em que as árvores podem crescer.
2-  O crescimento acelerado vem acompanhado, no entanto, de um ponto negativo: as árvores também envelhecem mais rapidamente.



Além de crescer mais rápido, as árvores urbanas podem envelhecer mais rapidamente e precisam ser substituídas mais rapidamente, de acordo com os pesquisadores - esse é um dos fatores que os conselhos locais terão de levar em consideração.

Em última análise, mais pesquisas serão necessárias para descobrir os detalhes do que está acontecendo e por que estamos vendo essas mudanças no crescimento das árvores.

*Com informações de:
 


Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem