"É um tipo de madeira que pode ser usado em automóveis, aviões, edifícios e em qualquer aplicação em que se use aço."

Cientista na universidade de Maryland em College Park desenvolveram um processo para criar uma madeira mais leve e mais resistente que o aço. Os resultados podem ser conferidos na Nature.

"É uma solução promissora na busca por materiais sustentáveis e de alto rendimento", afirmou, Liangbing Hu, professor-associado de Ciência e Engenharia de Materiais da universidade e líder da equipe que desenvolveu o projeto. Segundo ele, o produto final apresenta 12 vezes mais resistência que a madeira comum.

 
Liangbing Hu e seu colega Teng Li mostrando a supermadeira; pesquisadores a testaram com projéteis semelhantes a balas de revólver | Foto: Universidade de Maryland
  
COMO FOI FEITA A ‘SUPER MAIDEIRA’
Para se chegar ao resultado de um material mais resistente que o aço os pesquisadores submeteram a madeira a dois tratamentos diferentes:
O primeiro consiste em um tratamento químico para a extração parcial da molécula chamada lignina, um dos polímeros mais comuns do planeta e o elemento que confere à madeira sua cor amarronzada e sua rigidez.
Segundo, a madeira foi comprimida a um calor de 100 ºC, o que "espreme" as fibras de celulose e reduz a grossura do produto final em cerca de 80%.
Essa compressão destrói eventuais defeitos na madeira, como buracos ou nós. Mas o mais importante é que suas fibras ficam tão próximas entre si que formam fortes elos de hidrogênio.
A lignina é retirada justamente para evitar que fiquem espaços vazios entre as fibras. Mas essa remoção é apenas parcial porque "se comprimíssemos a madeira depois de extrair a lignina totalmente, a estrutura inteira (do material) colapsaria", afirma o líder da equipe de pesquisa.
A super madeira consegue parar projéteis disparados por armas de fogo, ela ofereceu uma proteção um pouco inferior com a mesma densidade — ou seja: o custo é o interessante aqui, já que ela custa uma fração do valor de coletes de bala atuais.


Veja no vídeo o teste com a super madeira




*Com informações de:

http://www.bbc.com/portuguese/geral-43079112

 

 

1 تعليقات

إرسال تعليق

أحدث أقدم