Já é uma realidade sem volta, o papel está presente em tudo no nosso cotidiano, esse material é indispensável para a maioria de nossas atividades seja no trabalho, escola ou dia-a-dia, sua importância é incontestável.
    
   Desde o séc. XIX que a principal fonte para a produção da pasta de papel são as árvores. É importante mencionar que, hoje em dia, grande parte do papel é produzido provém de processo produtivo sustentável de florestas plantadas em sua maioria de eucalipto e pinus. 

    Da madeira, através de vários processos, produz-se a pasta celulósica de papel, a celulose é de extrema importância para se obter um papel de qualidade e com características desejáveis.

MAS... O QUE É DE FATO A CELULOSE?

    A celulose é um polissacarídeo (similar ao açúcar) que é o principal componente da parede celular das fibras das plantas. Junto com a lignina, as resinas e os minerais (compostos inorgânicos), a celulose é um dos compostos que constituem a madeira - cerca de 50%. Suas moléculas, agrupadas pela lignina, formam feixes de fibras que constituem as células vegetais que compõem as fibras presentes na madeira. 

   O objetivo do processo industrial é extrair a celulose da madeira, na forma de uma pasta separando-a da lignina, resinas e minerais, as quais são usadas na geração de energia elétrica pela própria fábrica.

                                                                  REPRESENTAÇÃO DA ESTRUTURA DA CELULOSE NA MADEIRA


AS FASES NA PRODUÇÃO DO PAPEL







VEJA ABAIXO UM INFOGRÁFICO DETALHADO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO PAPEL


Por Editorial Central Florestal


1 تعليقات

إرسال تعليق

أحدث أقدم