O período seco já tem atuado em algumas partes do nosso país, principalmente na região centro-oeste e nordeste, e nesse período ocorre um dos eventos mais belos da natureza brasileira, a floração dos ipês, árvore símbolo do Cerrado. Essas árvores têm diferentes cores, roxo (variações do rosa), rosa, branco e o mais comum o amarelo.
Com a queda da umidade relativa do ar, copas amarelas, rosas, roxas e brancas tomam a paisagem e fazem refletir aqueles que encaram a seca apenas como tempo cinzento de queimadas e vegetação marrom. As cores vibrantes do gênero Tabebuia spp., composta pelas variedades da planta, irrompem de junho a setembro. 
Eles costumam florir em meses diferentes em algumas regiões:

·         Junho e julho: ipê-roxo

·         Julho e agosto: ipê-amarelo

·         Fim de agosto: ipê-rosa

·         Setembro: ipê-branco e ipê amarelo

Nota: Nem sempre a florada dos ipês segue exatamente estas datas, pois a influência do clima é determinante para que as árvores entrem em período de reprodução.


As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera. No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva. Ao fim desse período as árvores produzem frutos secos, do tipo cápsula, que quando maduras liberam sementes com alas a longas distâncias.
Ipê-roxo (variação do rosa). Reprodução. Fonte: store.arvorenacaixinha.com.br

 Ipê-amarelo. Reprodução. Fotografia: Flávio Cruvinel Brandão

Ipê-branco. Reprodução. Foto: Planta Rara Sementes

  Ipê-rosa. Reprodução. Fonte: Compre Rural

FATORES QUE INFLUENCIAM A FLORAÇÃO DOS IPÊS NO BRASIL
Existem vários fatores que precisamos levar em consideração para entender porque uma árvore não floresce. Entre eles: Luz, água, adubação, temperatura e idade da planta.

Luz (fotoperíodo)

Na primavera e no verão os dias são mais longos e assim as plantas que florescem nessa época são chamadas de plantas de dias longos.

No outono e no inverno temos dias mais curtos e as plantas que florescem nessa época são chamadas de plantas de dias curtos. É o caso dos ipês, que florescem no inverno.

Água

A água também ajuda a estimular ou atrasar a floração, isso varia de acordo com a espécie. No caso dos ipês, florescem em época de seca, assim para ajudar a imitar uma situação de seca, não regue seus ipês nos meses anteriores à floração.

Adubação

O fertilizante é a comida das plantas e tanto macro quanto micronutrientes são importantes na formação das flores e frutos. Assim tenha certeza que seus ipês estejam bem nutridos.

Temperatura

A queda de temperatura também é um fator que auxilia na floração. Os ipês florescem na época onde as temperaturas são menores.

Idade da planta

A idade da planta está relacionada com a maturidade da árvore, isso varia de acordo com os cuidados com adubação, rega ou fertilidade do solo. Em geral o florescimento ocorre com cerca de 5 anos de idade, esse tempo pode diminuir se a planta estiver bem cuidada

E você caro leitor, tem alguma bela fotografia de uma árvore de ipê? Nos envie pelo e-mail centralflorestaloficial@gmail com o seu nome e o local onde foi tirada, que postaremos nas atualizações frequêntes desta matéria.

Com informações de:

38 Comentários

  1. Que conteúdo incrível, não sabia de muita coisa aqui, parabens. Obrigado.
    https://sites.google.com/view/comocuidardeorquidea/

    ResponderExcluir
  2. Amo Ipê de todas as cores, mas o meu preferido é o amarelo.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei impressionada com o Ipe roxo já florido na minha região(Paraná) lindo!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Eu plantei no vaso e está indo muito bem. Não vai ficar uma enorme como no solo , mas da pra ter sim com o devido cuidado .

      Excluir
  5. A árvore que vocês estão chamando de Ipê roxo, pela foto não é! O que vocês estão chamando de ipê rosa é o verdadeiro ipê roxo. o ipe rosa tem a inflorescência diferente desta das fotos.

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe qual adubo podemos usar em ipes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plantei uma muda de ipê roxo há uns 10 anos e nada de florir... que faço? qual o adubo?
      Grata.
      Almir Flora

      Excluir
  7. Na minha região já estão florido os ipes amarelos, tenho no meu terreno um q já tem fruto. Atualmente tenho mudas pra plantar agora em novembro.

    ResponderExcluir
  8. Mas esse roxo da foto não é ipê, esse roxo é jacarandá mimoso. Já o que vc chama de ipê rosa é o verdadeiro ipê roxo. Os ipês roxos na verdade tem uma coloração puxada pro pink

    ResponderExcluir
  9. Moro em Araçatuba interior de SP. Tem um ipê Branco que está florescendo duas vezes entre Junho e setembro. É normal? Pq na matéria diz que somente o amarelo tem duas edições.

    ResponderExcluir
  10. Não existe ipês roxo,existe variações de rosa, é só olhar pantone de cores, não sei de onde tiraram isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque muitas pessoas chamam o Jacaranda de ipê roxo, devido suas flores parecerem com as flores do ipê.

      Excluir
  11. Tenho um ipê amarelo e um ipê roxo na calçada, as árvores têm uns 10 anos, porém só o amarelo floresce e fica lindo, o roxo é maior que o amarelo, porém nunca floresceu, o que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atente-se sobre o estresse hídrico no mês anterior ao previsto de sua floração.

      Excluir
    2. O meu ipê roxo floriu pela primeira vez aos 12 anos, já o amarelo com 8. Lindos!!! Rio de Janeiro.

      Excluir
  12. o único ipé rosa genuino não é brasileiro mas sim da região do centro américa. O ipé rosa de el Salvador ou denominamente falado do ipé rosa bálsamo. A cor do ipé roxo é influenciada com a matéria orgânica, a terra.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde. Gostei muito das informações contidas no link. Não sou formada na área mas gosto muito de tudo que diz respeito à natureza e a preservação da mesma.

    ResponderExcluir
  14. Como faço para receber mudas de ipê gratuitamente? Já ouvi falar sobre o assunto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhei um ipê roxo que foi dado pela universidade de Fortaleza/Ce. Procure uma universidade de preferência rural ou outra qualquer do estado em que vc vive.

      Excluir
  15. Meu ipe é branco e tem 3 anos e não deu flores ainda está no caso

    ResponderExcluir
  16. Nosso ipe parou de florescer há uns 5 anos. O que preciso fazer para voltar a dar flores?

    ResponderExcluir
  17. Estou feliz por ver meu pequeno ipê amarelo florindo pela primeira vez com apenas um ano e meio. Cuidei bem dele desde que vi um raminho saindo de uma semente no meu jardim. Ele é filho do ipê do meu vizinho, provavelmente a semente voou ou foi trazida por um pássaro para o meu terreno. Tirei da terra, plantei no vaso e depois de crescidinho transplantei para o meu jardim novamente, firmando-o numa cova generosa com boa adubação. Certamente ele viverá bem mais que eu e atravessará geraçõe. Minhas filhas e netos deverão lembrar de mim toda vez que ele florir com seu amarelo vibrante. Que ele tenha vida longa e saudável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa me emocionei agora que lindo seu texto, árvores deixam história ❣

      Excluir
  18. Plantei um pé de Ipê com certo tamanho veio do chão outro galho que não deu pra mim entender se saiu do tranco debaixo do solo,ou da raiz ,a pergunta é:enflurencia a não dar rosas?

    ResponderExcluir
  19. Cual é a média respeito ao nivel do mar que o árbore cresce?

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, plantamos um ipê e o Carneiro acabou comendo as folhas e mascou a ponteira da árvore. Gostaria de saber se isso interfere no crescimento da árvore? 🥺

    ResponderExcluir
  21. No período de um mês meu ipê floriu 3 vezes .É normal ?Cai todas as flores e enche de flores novamente.

    ResponderExcluir
  22. É possível um ipê-branco florescer duas vezes em um prazo de duas semanas com flores de cores ligeiramente diferentes? Isso aconteceu no Ipê aqui de casa em Itajubá-MG.

    ResponderExcluir
  23. Muito bom o artigo!

    https://jardimemfoco.online/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem