O Brasil possui uma das principais faunas e floras do mundo, e nem sequer chegamos perto de classificar e catalogar todas essas espécies animais e vegetais, nosso conhecimento ainda é muito pequeno frente aos milhares de indivíduos que ainda faltam ser identificados.

Contudo enquanto milhares de novas espécies da nossa flora ainda necessita ser identificada e classificada, não nos atentamos as que existem e correm risco de desaparecer. A lista das espécies ameaçadas de extinção cresce a cada ano no nosso país, o Ministério do Meio Ambiente possui uma lista de 7.880 espécies catalogadas (dados de 2014), desse inventário 2.113 espécies estão na lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção.

Quando falamos de extinção relacionamos apenas as espécies da fauna, mas não menos importantes está a nossa flora que necessita cada vez mais de ser preservada pois e dela que retiramos nosso alimento e parte do ar que respiramos, sem falar na regulação climática e controle dos Gases do Efeito Estufa.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) define que existem 3 estados de conservação que podem indicar que uma espécie está ameaçada. A espécie ameaçada pode estar vulnerável, rara ou em perigo. Figuram na lista desses estágios árvores como pau-brasil, araucária, jequitibá, mogno, jacarandá, sapucaia, jatobá, imbuia, entre outros.

Sendo assim resolvemos separar nessa primeira parte da matéria algumas das principais espécies de árvores brasileiras que correm sério risco de entrar em extinção, devido ao corte indiscriminado. [no-sidebar]














E você leitor tem mais alguma árvore que conheça e está em extinção? compartilhe conosco, e quem sabe ela possa estar na parte dois dessa matéria. Lembre-se da importância de levarmos este debate à público!

1 تعليقات

  1. Angelim-pedra-amarelo
    BIOMA: Amazônia
    CLASSIFICAÇÃO: Vulnerável
    NOMES COMUNS: Mirarema, faveira, sapupira-amarela, angelim-da-mata, angelim-macho.
    CARACTERÍSTICAS: Muito procurada pela construção civil, para construção de vigas, caibros e portas venezianas. De pouco brilho, também é usada em estruturas internas de decoração, como forros e ripas.

    Fonte: http://infograficos.estadao.com.br/politica/terra-bruta/extra-arvores-em-extincao

    ردحذف

إرسال تعليق

أحدث أقدم