A data do dia 8 de março de 1857, representa o dia em que operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade de Nova Iorque, entraram em greve, reivindicando as melhores condições de trabalho, como a redução da carga horária (de 16 para 10 horas), equiparação com o salário dos homens (as mulheres chegavam a receber um terço do salário dos homens, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Durante a manifestação, as integrantes ocuparam a fábrica. Entretanto, esta ação foi reprimida com violência, e elas foram trancadas e queimadas. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. O Dia Internacional da Mulher foi declarado durante uma conferência na Dinamarca, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. No ano de 1975, por meio de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Embora estudo recente aponte que no Brasil, a cada 10 engenheiros registrados no CONFEA, apenas um é mulher, dos 1,2 milhões de registros, elas contabilizam somente 13,7%. Contudo, é da Engenharia Florestal, Alimentos e Ambiental, onde formam-se mais mulheres. Os registros de Engenheiras Florestais, segundo a contagem da entidade, em março de 2016, de um total de engenheiros florestais formados no Brasil, destes 31,7% eram mulheres, todavia houve uma queda em comparação a 2012, quando a taxa era de 43%. 

Rede Mulher Florestal

O setor florestal conta atualmente o projeto 'Rede Mulher Florestal', uma organização não governamental, sem fins lucrativos ou vinculação partidária e atua como uma rede independente de mulheres, organizações interessadas criada para promover a discussão para equidade de gênero no setor florestal. Atua em forma de rede, ao permitir que mulheres e homens ligados (as) ao setor florestal brasileiro tenham seu primeiro contato, ampliem, promovam e/ou compartilhem seu conhecimento sobre o tema gênero. Para saber mais sobre, acesse www.redemulherflorestal.org.

A imagem pode conter: texto que diz "Uma rede independente de Rede mulheres do setor florestal. Possui carater não governamental, sem Mulher fins lucrativos ou vinculação partidária criada para promover a Florestal discussão para igualdade de de gênero no setor florestal. www. www.redemulherflorestal.ol org"

As primeiras Engenheiras Florestais

Maria das Graças Ferreira Reis juntamente com Alcina Gardini Moric representam algumas das poucas mulheres formadas nas primeiras turmas de engenharia florestal do país. Em registros, a Engenheira Alcina Gardini Morici é considerada a 1ª Engenheira Florestal do Brasil. 


A Central Florestal parabeniza as mulheres pelo papel inquestionavel no fortalecimento da Engenharia Florestal Brasileira.

Comentários

أحدث أقدم