Engenheiro Florestal é único profissional autorizado a emitir tal documento

 O Documento de Origem Florestal – DOF – instituído pela Portaria n° 253 de 18 de agosto de 2006 do Ministério do Meio Ambiente – MMA – representa a licença obrigatória para o controle do transporte de produto e subproduto florestal de origem nativa, inclusive o carvão vegetal nativo, em substituição à Autorização de Transporte de Produtos Florestais(ATPF).

 Criado e organizado pelo IBAMA, o Sistema-DOF é o principal instrumento de controle do fluxo de produtos e subprodutos florestais de origem nativa. Ademais, o IBAMA disponibiliza para o público, relatórios periódicos sobre o transporte de madeira em tora, lenha, carvão vegetal e madeira serrada nas suas mais diversas formas. Estes relatórios permitem conhecer no nível de Estado e Município o volume total da origem e do destino dos principais produtos florestais.

O DOF acompanhará, obrigatoriamente, o produto ou subproduto florestal nativo, da origem ao destino nele consignado, por meio de transporte individual: rodoviário, aéreo, ferroviário, fluvial ou marítimo.
A disponibilização do DOF no Portal Nacional de Gestão Florestal proporciona diversas informações, tais como:

- Quais os produtos de origem florestal explorados no Brasil.
- Os principais polos produtores e consumidores.
- O fluxo dos produtos de origem florestal no âmbito interestadual e intermunicipal.
- O tipo de transporte usado para essa atividade.
- Visão geral desse mercado.
- O uso da ferramenta possibilitará ao usuário a visualização de tabelas com os resultados da pesquisa selecionada. É possível durante a pesquisa obter infomarções de volume e valor dos produtos de origem florestal inseridos no DOF, em busca de resultado por:

- UF de origem
- UF de destino
- Município de origem
- Município de destino
- Tipo de transporte
- Nome da espécie
- Ano de emissão
Podem ser selecionados filtros por UF e municipio de origem e destino evidenciando os locais de saída e destino dos produtos. A seleção entre o tipo de transporte também pode ser selecionada pelo usuário que consegue visualizar o volume de produto transportado pela vias rodoviárias, aéreas, ferroviárias, fluviais ou marítimas. A pesquisa pode ser feita pelo nome popular e também pelo ano de emissão do DOF.

Clique aqui para acessar o DOF (Documento de Origem Florestal).

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem