Ads Top

Verdades e as Mentiras que nos disseram sobre o Eucalipto

Material aborda de forma dinâmica os mitos e verdades do eucalipto

Florestas Plantadas: o que é verdade ou mentira esclarecidos pela Engenharia Florestal

   Uma pergunta que nós, Engenheiros Florestais, não cansamos de responder é: “O que faz um Engenheiro Florestal?” Não só temos o prazer de responder, como fazemos uma descrição do tipo: “Somos profissionais capazes de manejar os Recursos Naturais Renováveis (florestas, fauna silvestre, recursos hídricos, solos florestais e ar), atuando assim em cinco vertentes da vida sobre a terra, observando os preceitos Ecológicos, Econômicos e Sociais, gerando benefícios permanentes à sociedade, mediante a utilização racional dos Recursos Naturais, os quais vêm aumentando cada dia que passa. São seis os grandes campos de atuação desta profissão: a Produção Florestal, a Ecologia Aplicada, a Tecnologia de Produtos Florestais, os Planejamentos Ambientais, os Sistemas Geográficos de Informações e todos os tipos de Mapeamentos da Superfície da Terra.
  Depois de ter respondido a esta questão com todo orgulho que um Engenheiro Florestal tem de sua profissão, somos obrigados a responder uma segunda pergunta, a qual precisamos ser muito convincentes na resposta. “É verdade que o eucalipto seca as nascentes, empobrece e resseca os solos e reduz a diversidade animal e vegetal?” Bom, para tentar acabar de uma vez por todas com estas acusações infundadas sobre o eucalipto e, provar que está espécie florestal tem muito a nos oferecer, que este material foi preparado com o objetivo de mostrar para todos que, através de pesquisas, experimentos e diversos outros trabalhos feitos por profissionais como nós, de diversas instituições do país, o Eucalipto não é esse “bicho papão” que todos insistem em dizer. Nós, Engenheiros Florestais, esperamos que a sociedade primeiramente se conscientize da importância desta profissão, dos benefícios que ela pode trazer, principalmente no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida de todos e principalmente, acabar de uma vez por todas com esta imagem negativa que foi criada em torno desta espécie florestal.
   É preciso, reconhecimento, envolvimento e investimento governamental não apenas pela importância econômica da madeira e floresta plantada mas, também, em todo o processo social e econômico, como gerador de empregos e tecnologia, além, da importância ambiental.
   O reconhecimento deste mercado em potencial pode trazer vantagens competitivas inigualáveis ao Brasil, que tem a melhor tecnologia de plantio de florestas do mundo. As características que dispomos, naturalmente, pelo clima brasileiro, em relação ao plantio e tempo curto para a colheita, é um sinal que impressiona. Desenvolvendo e incentivando este potencial, teremos vantagens econômicas, sociais e fixaremos o homem no campo, diminuindo a fome, a miséria e a fuga para as grandes cidades.

Baixe aqui o material completo "Eucalipto: Verdades e Mitos".

Um comentário:

  1. não consegui fazer o download do arquivo... aparece pagina não encontrara

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.