Fazem mais de 50 anos que o 1º Curso de Engenharia Florestal foi criado na UFV em Minas Gerais

Prédio da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG
  A Universidade Federal de Viçosa foi fundada em 1922. Hoje ela tem uma média de 15 mil alunos e é considerada uma das melhores Universidades do país.     O estudos florestais foram implantados na UFV há 52 anos e hoje, o Departamento de engenharia florestal e a Sociedade de Investigações Florestais são referência na formação de profissionais da área no Brasil e no mundo.
   Um dos pontos fortes na formação para o setor florestal da UFV é a estrutura. A Universidade conta com diversos laboratórios e inclusive, um deles foi inaugurado no início de outubro, o LAPEM – Laboratório de Paineis e Energia da Madeira.
    A UFV tem também um outro projeto, que proporciona aos estudantes, viverem a prática do setor florestal, A Jr. Floresta:
   Os laboratórios são núcleos de estudos práticos com equipamentos que permitem aos estudantes saberem desde já usar a tecnologia aplicada ao setor florestal. A UFV é referência em ensino por isso, a experimentação faz parte da vida acadêmica e resulta em teses que servem de base de pesquisa e preparam a mão de obra, não só para o campo, mas também para a indústria, (imagens de apoio) como explica o professor Jorge Colodette, coordenador do laboratório de celulose e papel.
   E o aprendizado é ainda mais abrangente. Aqui, no Laboratório de Propriedades da Madeira, o estudante aprende sobre design de móveis, e pratica. (imagens da estante) Essa estante por exemplo foi criada por uma aluna e premiada num concurso de design de móveis.  O professor José de Castro explica que aqui, o aluno estuda as propriedades químicas, físicas, mecânicas e anatômicas da madeira.
   A biblioteca central da UFV é quase um ponto turístico. Aqui, numa área total de quase 13 mil metros quadrados os estudantes e o público em geral tem acesso a base de dados de livros e teses do acervo, com cerca de 180 mil registros. Ela é a maior biblioteca da America latina em diversidade de exemplares, além de possuir um escritório de arquivamento de pesquisas da Onu. Mas o que a gente veio procurar aqui, é um pouco mais específico.
   E o professor Nacif conta sobre outro projeto. A silvicultura, tão rica, com um pouco de pesquisa possibilitou o cultivo de macaúba na região de Viçosa, que já tem até destino certo na indústria.

Conheça mais sobre o Departamento de Engenharia Florestal da UFV clicando aqui .

*Com informações de Painel Florestal

Comentários

أحدث أقدم