Engenheiros e engenheiras florestais egressos da UFV agora contam com uma entidade de representação de classe. Saiba como se associar à ASEFLOR e ainda ajudar a Central Florestal a manter-se ativa e sustentável


Como posso contribuir para melhorar a minha profissão? Como posso fortalecer junto a entidade de classe? Importantes respostas à estas perguntas estão na figura das associações. Estas, buscam valorizar as profissões e investir nos seus associados. Na engenharia florestal, participar das associações é uma importante atitude de complacência com a defesa da profissão, que ainda requer em muitas instâncias de ocupar espaços e visibilidade junto à sociedade e opinião pública. Engenheiros florestais que integram associações são profissionais que entenderam o poder da coletividade e desejam uma profissão reconhecida e valorizada.

As associações realizam eventos de diversas naturezas, aumentam as redes de relacionamentos entre profissionais, criam networking, parcerias e estabelecem pontes entre seus associados com instituições privadas e públicas, dentre outras muitas ações. 

Em Minas Gerais, foi criada a Associação de Engenheiros e Engenheiras Florestais Egressos da UFV (ASEFLOR), fundada em 2019 por professores e ex-professores da Universidade Federal de Viçosa. A ASEFLOR tem o intuito de reunir e representar os egressos do curso de Engenharia Florestal da UFV, apoiar os atuais alunos e formandos, realizar cursos e eventos, marketing e networking de alto nível.

Ao se associar à ASEFLOR, o engenheiro ou engenheira florestal egressos da UFV, além de integrar uma recente e nobre entidade de representação profissional para fortalecer e defender a profissão de engenharia florestal perante a sociedade, além disso, no ato da associação, você também ajudará a Central Florestal a se manter ativa na internet e redes sociais, a desenvolver ainda mais estratégias de fortalecimento da profissão, sobretudo atuando junto aos estudantes de engenharia florestal e em especial com aqueles estudantes em nível médio escolar, interessados na escolha da profissão e que buscam orientação sobre a engenharia florestal. 

Para ajudar na manutenção e melhoria constante do site Central Florestal, você precisa informar o Código CENTRALFLORESTAL no ato da associação. A cada egresso da engenharia florestal da UFV que se associar informando o referido código, a ASEFLOR destinará um valor simbólico ao nosso projeto da Central Florestal, como forma ajudar a manter esta ação ativa nas redes, com a atualização do site para uma plataforma mais segura, auxílio com os atuais custos de manutenção da página e das ações frequentemente desenvolvidas com a comunidade florestal (sorteios de livros e engajamento de conteúdos nas redes sociais). A Central Florestal depende unicamente de doações voluntárias e patrocínios. 


A Central Florestal é o site pioneiro no Brasil a tratar sobre assuntos referentes ao ensino, formação e carreira de engenharia florestal no país. Desde 2013 desenvolvemos conteúdo especializado, gratuito e voluntário para toda a comunidade florestal. Com público alvo principalmente voltado à estudantes e recém formados, a Central Florestal desenvolve um trabalho de divulgação da profissão e orientação vocacional junto à estudantes em nível médio escolar, àqueles interessados na escolha do curso nos vestibulares. Nossa missão está na geração de conteúdo especializado para difusão entre os interessados no ensino e setor florestal, como forma de contribuir para gerar uma classe de profissionais mais unida e fortalecida e uma profissão reconhecida junto à sociedade. Publicamos e-books gratuitos, matérias especializadas, entrevistas com referências no setor florestal, curiosidades sobre a história do ensino florestal no Brasil e dados sobre o curso, universidades e carreira.


Todo o trabalho desenvolvido na Central Florestal tem fins unicamente educacionais e de extensão da profissão junto à comunidade, e é realizado de maneira voluntária pela equipe que compõe a organização.

Para sustentabilidade da ASEFLOR na defesa da classe e outras importantes ações,  requer que seja produzido bens e serviços para a sua sobrevivência. Optou-se por não haver cobranças de mensalidades ou anuidades, substituídas por uma única taxa simbólica (trezentos reais) para cobrir os custos fixos e variáveis da entidade. Realizando sua associação, uma parte simbólica e importante desta taxa será destinada à Central Florestal para que esta também possa se manter ativa ajudando no fortalecimento da engenharia florestal no país. Acesse o site da ASEFLOR e saiba mais do que se trata esta associação de classe, acesse aqui.

Para obter mais informações sobre como se associar à ASEFLOR e ao mesmo tempo ajudar a manter vivo o trabalho da Central Florestal, nos envie uma mensagem pelo contato (38) 9 9187-8853 ou um e-mail para centralflorestaloficial@gmail.com.

Ou você pode também escrever para contato@aseflor.org. Mas lembre-se que para este contato é necessário informar o Código CENTRALFLORESTAL, para que a equipe ASEFLOR possa reconhecer que o associado quer ajudar à Central Florestal. O informe do código é a única forma de você além de associar-se, ajudar a manter ativo o site Central Florestal e suas mídias digitais.




Por | Equipe Central Florestal - com informações de ASEFLOR.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem