Ads Top

Saiba quantas Unidades de Conservação existem no Brasil

Plataforma disponibiliza dados das UC's: País tem hoje cerca de 1.800 áreas protegidas, de municipais a federais, com o desafio de manutenção das mesmas

 
Unidades de Conservação no Brasil
No Brasil existem 886 unidades de conservação (UCs) federais, 729 estaduais e 147 municipais, que totalizam 1.762 áreas distribuídas em aproximadamente 1,5 milhão de quilômetros quadrados. Esses dados, consolidados no final de 2012, integram o 
Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), do Ministério do Meio Ambiente. Essa ferramenta on line possibilita ao internauta obter informações individualizadas sobre cada área e regionalizadas por biomas ou estados da federação. A plataforma também disponibiliza mapas e a possibilidade de se buscar dados por categorias a  critério do pesquisador que utilizar o sistema.
   O grande desafio é consolidar a manutenção dessas áreas, como constata o próprio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), gestor das áreas federais. De acordo com o órgão, dos 68 parques nacionais, por exemplo, cerca de 60% têm plano de manejo – que é obrigatório num prazo de cinco anos após a criação da unidade, para que possa apontar as diretrizes para a sua conservação. Até setembro do ano passado apenas 26 parques se encontravam abertos oficialmente ao turismo, o que só pode acontecer após a aprovação do plano de manejo da unidade de conservação. 
   Hoje uma das UCs mais visitadas no país é o Parque Nacional da Tijuca (PNT), no Rio de Janeiro, criado em 1961. A área de mata atlântica, com mais de 3.953 hectares, recebe número superior a dois milhões de visitantes por ano. Segundo a coordenação da unidade, atualmente há 1.619 espécies vegetais e 433 delas são ameaçadas de extinção, além de 328 espécies de animais, sendo 16 sob risco.

*Com informações de Editora Horizonte 







Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.