Ads Top

Oportunidade para Engenheiro Florestal: o emprego dos sonhos!

     Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós (COOMFLONA) A Floresta Nacional do Tapajós é uma importante unidade de conservação da natureza localizada às margens do Rio Tapajós, na região oeste do estado do Pará. Criada em 1974 a Floresta Nacional do Tapajós é a unidade de conservação federal que mais abriga pesquisa científica no Bioma Amazônia – 91 pesquisas autorizadas em 2012 (SISBIO, 2012).

      Com aproximadamente 527.000 hectares – mais de 150 quilômetros de praias – enorme beleza cênica e ampla cobertura florestal é uma das unidades de conservação mais visitadas na região Amazônica. Esse unidade representa bem o Status de “Floresta Nacional” – categoria de unidade de conservação que permite o uso sustentável dos recursos florestais – pois, apresenta elevadíssimo potencial madeireiro e extraordinário potencial não madeireiro.

Além das qualidades ambientais a Floresta Nacional do Tapajós também apresenta expressiva riqueza sociocultural, representada pelos mais de 4000 moradores tradicionais – populações ribeirinhas com hábitos culturais próprios, que ocupam a região desde antes da criação da unidade.

Há pouco mais de uma década, representantes dessa população tradicional se organizaram em cooperativa – Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós (COOMFLONA) – para elaborar e executar um plano de manejo florestal no interior da Floresta Nacional do Tapajós.
Atualmente a COOMFLONA executa um plano de manejo florestal comunitário bem sucedido –referencia no Brasil e América Latina – que auxilia fortemente tanto na proteção quanto no desenvolvimento socioambiental da Floresta Nacional do Tapajós.

Hoje a COOMFLONA está a procura de um profissional de Engenheira Florestal que possa contribuir tecnicamente para o crescimento dessa excelente iniciativa. Contamos com você!

Dados da Vaga de Emprego

Seleção de Engenheiro Florestal

Objetivo:
Selecionar um (01) profissional graduado em engenharia florestal com capacidade de planejar, elaborar, executar e coordenar o plano de manejo florestal comunitário – madeireiro e não madeireiro – e o viveiro florestal da Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós (COOMFLONA).

Pré-Requisitos:

Profissional graduado em Engenharia Florestal. Conhecimento básico sobre cooperativismo e associativismo – Lei 5764 de 1971. Conhecimento básico sobre o SNUC – Lei 9985 de 2000. Conhecimento intermediário sobre Manejo Florestal Comunitário, em especial no ICMBio – IN 16 de 2011 do ICMBio. Conhecimento intermediário sobre produção de mudas em viveiros florestais. Conhecimento intermediário em geoprocessamento – utilização de GPS e ArcGis. Conhecimento intermediário em língua inglesa. Interesse em viver a experiência profissional na região amazônica. Interesse em pesquisa científica. Interesse em cadeias produtivas de Produtos Florestais Não Madeireiros. Ser habilitado para condução de veículos categoria (A e B). Ser registrado e estar habilitado no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. Disponibilidade e habilidade para realizar atividades de campo que incluem relacionamento profissional com comunidades tradicionais, representantes de instituições públicas, financiadores e empreendedores que atuam em atividades florestais.

Etapas do Processo de Seleção:

Análise de Currículo (Eliminatório). Prova Escrita – Elaboração de um texto dissertativo (Classificatório). Prova Oral – Entrevista (Classificatório). Todas as etapas do processo seletivo poderão ser realizadas à distância.
Salário bruto de R$ 5.432,00 por mês, para carga horária de 40 horas semanais, conforme CLT. Possibilidade de carga horária especial para realização de pós-graduação; Caso o contratado opte por residir na unidade fará jus a auxílio moradia. Local da Vaga: Região Oeste do estado do Pará

Envio de currículos até 24 de Fevereiro de 2013

Interessados que se encaixem no perfil acima devem encaminhar currículo para flonatapajos.pa@icmbio.gov.br com cópia para: fabio.carvalho@icmbio.gov.br e darlison.andrade@icmbio.gov.br .

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.