Ads Top

Piauí já registrou 4 mil focos de incêndio nas matas somente em 2012


A fumaça passou a fazer parte do cenário piauiense. Com temperaturas acima de 37ºC, o Estado possui o clima propício para novos focos de incêndio. Apenas em 2012, foram registrados mais de 4 mil casos de queimadas no Piauí, o que coloca o Estado em 4° lugar no ranking nacional de fogo no mato.

Fotos: Rayldo Pereira/ Cidadeverde.com


Na tarde da última quinta-feira (9), a equipe da TV Cidade Verde flagrou um grande incêndio na mata da BR 343, a 3km do centro de Campo Maior. De acordo com o coordenador do Prevfogo do Ibama, Francisco Medeiros, a maioria dos focos de incêndio são causados pela ação do homem. 


"Muitas vezes é o uso do fogo para preparar o solo, mas sem tomar as devidas precauções. Há também muitos casos de caçadores que colocam fogo no mato para ter uma visão mais ampla da área e conseguir capturar os animais", explicou o coordenador.


Francisco Medeiros acrescentou que as pontas de cigarro raramente são capazes de iniciar um incêndio. "Pode acontecer, mas para isso, a temperatura tem que estar acima de 40ºC, tem que haver uma baixa umidade e um vento muito forte", completou.


Os agricultores não estão proibidos de tratar o solo com fogo, mas para garantir a segurança, deve haver uma autorização prévia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. "Além disso, o agricultor deve comunicar os vizinhos e até pedir ajuda, para caso o fogo saia do controle. Recomendamos ainda que a queimada seja feita no final da tarde, quando o clima está mais fresco e é mais difícil o fogo sair do controle", finalizou.


Fonte: Cidade verde

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.